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Certificação

Certificação PMP

Project Management Professional

Tire suas dúvidas para a certificação PMP® / PMI®.

1. O que é certificação PMP®? PMP® significa Project Management Professional (Profissional de Gerência de Projetos), essa certificação é um documento emitido pelo Project Management Institute (PMI®), com base em um exame, visando o avanço da profissão de Gerenciamento de Projetos e o reconhecimento das conquistas individuais nesta área. A Certificação Project Management Professional (PMP®) do PMI® é a credencial profissional mais reconhecida e respeitada mundialmente no que tange ao Gerenciamento de Projetos. No ano de 1999, o PMI® foi pioneiro no reconhecimento de seu programa de certificação pela International Organization for Standardization (ISO) 9001.

2. O que é PMI®?
Os associados do PMI® são indivíduos praticando e estudando o Gerenciamento de Projeto nas mais diversas áreas, como aeroespacial, automobilística, administração, construção, engenharia, serviços financeiros, tecnologia da informação, farmacêutica e telecomunicações. Conclusão, o PMI® prepara padrão para indústrias, conduz pesquisas, promove educação, certificação e trocas de oportunidades profissionais fortalecendo e promovendo a estabilidade da profissão.

3. O que é Gerenciamento de Projetos? Gerenciamento de Projetos ou Gestão de Projetos, ou ainda Administração de Projetos, é a aplicação de técnicas, conhecimentos, habilidades e ferramentas na elaboração de atividades relacionadas para atingir um conjunto de objetivos pré-definidos.

4. O que os profissionais devem saber para atuar como gerente de projetos ou integrante de equipes de projetos? certificação PMP®/PMI® Os profissionais que desejam atuar como gerente de projetos ou integrar uma equipe de projetos devem compreender as fases básicos do gerenciamento de projetos: Iniciação, Planejamento, Execução, Monitoramento/Controle e Encerramento; e todas as áreas de conhecimento envolvidas: Gerenciamento da Integração, do Escopo, do Tempo, dos Custos, da Qualidade, dos Recursos Humanos, da Comunicação, dos Riscos, das Aquisições e das Partes Interessadas do Projeto, que são comuns a todos os projetos.

5. Por que as organizações utilizam Gerenciamento de Projetos? Porque assim obtém melhor comunicação entre os participantes do projeto e melhor compreensão sobre o projeto e seus objetivos; elevam a capacidade de definir e controlar o escopo do projeto; capacidade de identificar, monitorar e acompanhar os marcos do projeto; melhor avaliação e mitigação (redução) dos riscos do projeto; identificação e comunicação das áreas de problemas; esclarecimento e alinhamento com os objetivos da organização e priorização das atividades funcionais e do projeto.

6. Qual a importância de capacitar-se como PMP®?
Sendo assim, não é surpresa alguma o fato das altas gerências das organizações estarem exigindo que os gerentes de projeto detenham determinadas competências comprovadas, ou seja, a certificação está se tornando crítica para as pessoas que trabalham com gestão de projetos. Profissionais que possuem uma certificação formal, emitida por uma instituição reconhecida que comprova seus conhecimentos nas competências exigidas, têm um forte diferencial competitivo no que se refere a "empregabilidade".

7. Quais os benefícios da certificação PMP® para o profissional?
Ampliação da empregabilidade, aceleração do crescimento profissional, grau de qualificação reconhecido internacionalmente e incremento do valor e reconhecimento dentro da organização na qual trabalha ou possa vir a trabalhar.

8. Quais os benefícios da certificação PMP® para a empresa?
Possuir profissionais certificados demonstra alinhamento com as melhores práticas normatizadas e aceitas internacionalmente, a empresa ganha qualidade e efetividade do gerenciamento de projetos, agregação da credibilidade e valor aos prestadores de serviço, motivação dos colaboradores para buscar o crescimento profissional e redução dos custos decorrentes da melhor administração da implantação dos projetos da empresa.

9. Para obter o certificado PMP® é necessário ser associado do PMI®?
Não, porém isso lhe garante um desconto na taxa do exame. É interessante filiar-se ao PMI® antes do preenchimento do formulário de inscrição para o exame.

10. Quais os benefícios de ser associado ao PMI®?
  • Criação de redes de relacionamento (networking);
  • Participação em grupos de interesse comum;
  • Troca de conhecimentos e experiências;
  • Participação com descontos em Seminários e Eventos;
  • Participação com descontos em feiras específicas;
  • Aquisição de livros especializados com descontos;
  • Programas de premiação de trabalhos;
  • Serviços de emprego (oferta / procura) e
  • Jornais e revistas especializados, como a PM Network, o PMI® Today e o PM Journal.

11. Como me torno associado do PMI®? Para se associar ao PMI® basta preencher uma ficha de filiação no site do PMI® (http://www.pmi.org).



12. O que acontece após a minha associação ao PMI®?
Ao tornar associado do PMI®, você pode filiar-se a um Chapter, que o colocará em contato com profissionais de sua região que trabalham no campo do Gerenciamento de Projetos. O primeiro Chapter do Brasil foi o de São Paulo.

13. Qual o custo para realização do exame de certificação PMP®?
  • Associados do PMI®: US$ 405,00
  • Não associados: US$ 555,00

14. O que é necessário para obter a certificação PMP®? Para obter a certificação PMP®, é necessário que o candidato tenha conhecimentos específicos de Gerenciamento de Projetos, e esteja apto a seguir um código de conduta profissional. O último passo para se tornar um PMP® é obter aprovação em um exame de múltipla escolha, concebido para medir o nível de conhecimento em Gerenciamento de Projetos. Este exame, feito em computador, é aplicado no mundo todo.

15. Quem pode se candidatar a certificação PMP®? Os candidatos devem atender aos requisitos educacionais e de experiência separados em duas categorias. A lista com o guia de requisitos na íntegra pode ser acessada no site do PMI®.
  • Categoria I (profissionais com 3º grau completo):

    a. 4.500 horas de experiência na área de gerenciamento de projeto;
    b. 36 meses de experiência nos últimos oito anos;
    c. Comprovação de pelo menos 35 horas/aula de treinamento formal em gerenciamento de projetos.

  • Categoria II (profissionais com 2º grau completo):

    a. 7.500 horas de experiência na área de gerenciamento de projeto;
    b. 60 meses de experiência nos últimos oito anos;
    c. Comprovação de pelo menos 35 horas/aula de treinamento formal em gerenciamento de projetos.

16. Como posso saber se tenho de fato a quantidade de horas necessárias para me candidatar à certificação PMP®? Este é um exercício biográfico de seus projetos nos últimos oito anos. É indispensável que você se recorde dos projetos em que trabalhou nesse período, para estimar o esforço que teve em cada um. Se a soma das horas de trabalho nestes projetos der as 4.500 horas requeridas (3o grau) ou as 7.500 horas (2o grau), e você possuir os demais requerimentos, estará então apto a se candidatar a certificação PMP®.

17. É preciso que eu tenha gerenciado projetos durante todo o período solicitado de 4500 horas pelo PMI®, ou posso ter exercido apenas atividades de liderança de projetos (gerente, coordenador, supervisor)? O formulário de inscrição determina as atividades que você poderia ter atuado em cada grupo de processos, mas não é preciso que tenha exercido todas as atividades, nem que tenha participado em todas as áreas em todos os projetos. O PMI® não exige que você tenha sido "gerente de projeto" formalmente, todavia é necessário que tenha participação em atividades de liderança em todos os grupos de processos de gerenciamento.

18. Preciso ter participado de todos os processos do gerenciamento (Iniciação, Planejamento, Execução/Controle e Encerramento) durante todas as fases dos projetos apresentados ao PMI®?
Na soma de sua experiência, você deve ter horas assinaladas nas 5 fases, porém não necessariamente em um único projeto.

19. Eu gerenciava projeto, mas não da forma que o PMI® apresenta no PMBOK, é válido?
Sim, o que se espera é que após a sua certificação, você passe a utilizar as melhores práticas do PMI®.

20. O que é PMBOK® Guide ?
A Guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK® Guide) – Fifth Edition, Project Management Institute, Inc., 2013, é um padrão globalmente reconhecido para o Gerenciamento de Projetos nos mercados de hoje. O PMBOK® Guide é aprovado como um Padrão Nacional Americano (ANS) pelo Instituto de Padrões Nacional Americano (ANSI).

A Tecnoponta possui uma série de Treinamentos relacionados a Gestão de Projetos e PMP® / PMI® nas suas Unidades de Santos e São Paulo. Confira:

Gestão de Projetos na Prática segundo o PMBOK® Guide 5a. Ed.

PMP® - Preparatório Certificação - PMBOK® Guide 5a. Edição


21. Como obter a Certificação PMP®? Primeiramente é necessário preencher o formulário de inscrição fornecendo seus dados pessoais, sua formação educacional (Formação acadêmica e em Gerência de Projetos) e sua experiência profissional em projetos. O formulário deve ser preenchido online no site do PMI®. Todas as informações sobre o processo de certificação constam em um documento chamado "PMP® Certification Handbook", que pode ser baixado do site do PMI® (http://www.pmi.org).

22. Como funciona o processo de inscrição? a. Você envia o formulário de inscrição online;
b. O PMI® aceita a sua inscrição, enviando um email para você, o que leva normalmente uma semana ou menos, autorizando você a efetuar o pagamento com seu cartão de crédito;
c. Você efetua o pagamento online com o cartão de crédito;
d. O PMI® envia um email com um código de Elegibilidade, autorizando você a agendar o exame online de acordo no site da Prometric;
e. Você agenda a data e hora de seu exame (manhã ou tarde, de 2ª a sábado), usando o seu código e
f. Por último, você recebe a confirmação por e-mail do centro Prometric do agendamento de seu exame.

23. O que é a Elegibilidade?
É um código encaminhado via e-mail pelo PMI®, esse código lhe concede o direito de marcar a data de seu exame.

24. Preciso enviar documentos para o PMI® quando eu fizer a inscrição pelo site?
Não, porém é recomendável que os tenha à mão caso caia em auditoria, para que agilize o envio dos documentos. É aconselhável ainda que deixe avisados os seus contatos utilizados como referência de sua experiência, pois terão que atestar a sua atuação caso seja necessário.
25. Posso ser auditado?

Sim, cerca de 10% dos candidatos são auditados, o que significa que você terá que enviar documentos para o PMI® que comprovam toda a informação que fornecida no formulário de inscrição. Isto inclui cópias de seus diplomas e certificados de cursos e envelopes com declarações assinadas das pessoas que você indicou no seu formulário como referência para atestar a sua experiência profissional em projetos. Você pode cair em auditoria até o momento que você recebe o seu código de Elegibilidade. Após enviar todos os documentos e estes serem analisados pelo PMI®, só então você recebe o seu código de Elegibilidade para marcar seu exame.

Mapa ilustrativo dos Centros de Teste Prometric no Brasil


26. Onde fazer o exame?O exame é realizado através do computador em um dos Centros de Teste Prometric localizados em todo o mundo. Abaixo estão alguns dos endereços dos Centros no Brasil:

  • Belo Horizonte
    Instituto Cultural Brasil Estados Unidos (ICBEU) Belo Horizonte, Cep: 30160-011
    Tel: 55. 313.271 - 7255 Cód.: 8365

  • Brasília
    Casa Thomas Jefferson Setor de Grandes Áreas Norte (SGAN) Brasília, DF, 70840-060
    Tel: 55.61.347 - 4040 Cód.: 8317

  • Curitiba
    Educational end Business Center (EBC) Rua Maranhão, 2088 Portão Curitiba, Cep: 80610-001
    Tel: 55.41. 3229 -3057 Cód.: 8318

  • Porto Alegre
    Escola Pan Americana de Porto Alegre Av. João Obino, 110 - Petrópolis Porto Alegre, Cep: 90010-271
    Tel: 55 51. 3334-5866

  • Recife
    Associação Brasil América (ABA) Avenida Rosa e Silva, 1510 Recife, Cep: 52020-220
    Tel: 55.81.3427 - 0200 Cód.: 8325

  • Rio de Janeiro
    Instituto Brasil Esatdos Unidos (IBEU) Na: N.S.Copacabana, 690 Rio de Janeiro - Cep: 22.050-000
    Tel: 55.21.2255 - 5830 Cód.8326

  • São Paulo
    Associação Alumni Prometic Test Center Rua Umberto Caputi, 65 São Paulo Cep: 04729-110
    Tel: 55.11. 5644 - 9782 Cód. 8328

Links úteis:
Tecnoponta PMI® Provider - R.E.P.
Tecnoponta Treinamentos
PMI®
SITE DO CURSO PREPARATÓRIO CERTIFICAÇÃO PMP® DO PMI®

27. Como é o exame de certificação PMP®?
O exame é composto de 200 questões de múltipla escolha, com 4 opções cada, desenvolvidas e validadas por PMP®s. 25 das 200 questões são experimentais e não contam para o resultado, porém você não sabe quais questões são essas. Para ser aprovado, o candidato deverá acertar pelo menos 106 das 175 questões restantes, ou seja, 61% da prova. Para não depender da sorte e se garantir, o melhor é acertar no mínimo 65%.

28. Qual é a distribuição das questões do exame?
  • Iniciação do Projeto: 11%
  • Planejamento do Projeto: 23%
  • Execução do Projeto: 27%
  • Monitoramento e Controle do Projeto: 21%
  • Encerramento do Projeto: 9%
  • Responsabilidade Profissional: 9%

29. O exame é em inglês? Sim, mas você pode escolher, no ato de sua inscrição para o exame, um segundo idioma para a tradução. No momento do exame, caso você tenha optado por um segundo idioma (ex. Português) na tela aparecerá a questão nos dois idiomas (inglês e português).

30. O profissional que não passar no exame poderá refazer o teste? Sim, dentro do período de elegibilidade o profissional pode prestar até 3 vezes o exame, pagando uma taxa de reexaminação a cada vez.

31. Existe Certificação para a empresa?
Não, apenas para pessoas físicas.

32. Como saber se essa é a certificação certa para mim?
"sim" a todas, é possível que a certificação seja adequada a você:
a. Você tem bacharelado ou o equivalente global e 36 meses de experiência em gerenciamento de projetos profissional? Se não, você tem um diploma secundário ou o equivalente global e 60 meses de experiência em gerenciamento de projetos profissional?
b. Você tem pelo menos 35 horas de educação formal em gerenciamento de projetos (por exemplo, cursos ou programas oferecidos pelo PMI®, universidades ou faculdades, empregadores ou empresas, cursos à distância ou empresas de treinamento)?
c. Você executa suas atividades sob supervisão?
d. Você é responsável por todos os aspectos de um projeto ou da vida do projeto?
e. Você lidera ou dirige times multifuncionais para entregar projetos dentro das restrições de cronograma, custo e escopo?
f. Você demonstra conhecimento e experiência suficientes para apropriadamente aplicar uma metodologia para projetos que possuem requisitos e entregas razoavelmente bem definidos?
g. Você conhece, e já leu, o PMBOK Guide?

33. Como manter a certificação? Os profissionais que obtiveram a certificação PMP® devem demonstrar o seu comprometimento com a prática do Gerenciamento de Projetos, satisfazendo as condições do Programa Contínuo de Requisitos de Certificação (Continuing Certification Requirements Program - CCR) do PMI®. Este programa se baseia na acumulação de Unidades de Desenvolvimento Profissional - PDUs (Professional Development Units), onde um PDU tipicamente equivale a uma hora de aprendizado planejado e estruturado ou de atuação profissional no Gerenciamento de Projetos. Assim, para a manutenção da certificação são necessários 60 PDUs a cada ciclo de três anos do programa, além do constante comprometimento com o código de conduta profissional do PMI®.

34. O que é PDU?
Professional Development Units (PDU) é a unidade de medida utilizada para quantificar atividades aprovadas de serviço profissional e aprendizagem. Essas atividades devem estar relacionadas a tópicos de Gerenciamento de Projetos substancialmente consistentes com as áreas de conhecimento e os processos descritos no Guia do Project Management Body of Knowledge (PMBOK® Guide Guide) e envolver recursos especializados apropriados. Normalmente, uma Unidade de Desenvolvimento Profissional (PDU) é obtida para cada hora gasta em uma atividade ou experiência de aprendizagem estruturada e planejada. Esta atividade ou um grupo de atividades relacionadas deve ter um mínimo de uma hora completa para ser aceito, podendo ser reportadas frações de 0,25 PDU a partir da primeira hora completa informada. São permitidos dez minutos de intervalo para cada hora em programas que excedam uma hora de duração. Exceções: Números específicos de PDUs também podem ser ganhos por serviços profissionais e por atividades de ensino especificadas.

35. Como devem ser reportadas as atividades dos requisitos de continuidade da certificação? Os PMP® são responsáveis por reportar suas atividades conforme elas ocorram. O meio mais fácil para isso é pelo site do PMI®, em formulário online específico. O PMP® pode também enviar via fax ou email. Deve-se fazer cópias do Professional Development Activities Reporting Form (que pode ser obtido no site do PMI®), entrar com as informações requeridas e enviar por fax ou e-mail o formulário preenchido (apenas o formulário) para PMI®/CCR Records Office na Universidade de Oklahoma. As transcrições das atividades serão enviadas para os PMP®s anualmente, porém estes também podem visualizar suas transcrições online no site do PMI®.

36. Posso ser auditado mesmo sendo um PMP®?
Todos os PMP®s devem manter um arquivo CCR pessoal, com toda a documentação que suporte as atividades reportadas para a manutenção da certificação. Um percentual de PMP®s serão aleatoriamente selecionados e auditados a cada ano. Portanto, a documentação deve ser mantida por pelo menos 12 meses após o final do Ciclo CCR. Para mais informações, consulte o CCR Handbook, que pode ser acessado no site do PMI®.

37. O que é uma empresa Registered Education Provider do PMI®? Para ser R.E.P. (Registered Education Provider) do PMI® a empresa de treinamento submete ao PMI® Global seus cursos de Gerenciamento de Projetos, metodologia de ensino, material didático, currículo de professores e coordenador acadêmico, dentre outros requisitos necessários. Este material passa por uma análise criteriosa de padrões de qualidade. Uma vez atestada, a empresa pode usar uma logomarca específica que indica ao mercado consumidor que a empresa segue os padrões de qualidade do PMI® e seus cursos garantem PDUs para o profissional já certificado pelo PMP®. A Tecnoponta Treinamentos que atua em São Paulo/SP e Santos/SP foi aprovada como um R.E.P. pelo PMI para oferecer PDUs em seus eventos de treinamento.

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38. Existem treinamentos/cursos que podem me ajudar a ser aprovado na certificação PMP®? Sim, existem cursos voltados para a prática do dia-a-dia de um gerente de projetos (Curso de Gestão de Projetos) e outros voltados para auxiliar o candidato a obter os conhecimentos necessários para a certificação PMP® (Curso preparatório PMP®). Cursos feitos em um centro R.E.P. valem PDUs para os participantes.