São Paulo Santos

Certificação

Certificação PgMP

Program Management Professional

1. O que é PgMP? Program Management Professional (PgMP) é um programa de certificação em gestão criado pelo Project Management Institute (PMI), em conformidade com a sua norma publicada para Gestão de Programas.

2. O que é PMI? É uma organização visionária e pioneira na formação de administradores e gerentes de projetos. Estabelecido no ano de 1969 e sediado na Filadélfia, Pensilvânia EUA, o Project Management Institute (PMI®) é a principal associação mundial sem fins lucrativos em Gerenciamento de Projetos, atualmente com mais de 250.000 associados em todo o mundo. O PMI prepara padrão para indústrias, conduz pesquisas, promove educação, certificação e trocas de oportunidades profissionais fortalecendo e promovendo a estabilidade da profissão.

3. Para obter a certificação é necessário associar-me ao PMI?
Gerenciamento de Projetos ou Gestão de Projetos, ou ainda Administração de Projetos, é a aplicação de técnicas, conhecimentos, habilidades e ferramentas na elaboração de atividades relacionadas para atingir um conjunto de objetivos pré-definidos.

4. Como me torno associado do PMI? Para se associar ao PMI basta preencher uma ficha de filiação no site do PMI.

5. Quais os benefícios de ser associado ao PMI?
  • Criação de redes de relacionamento (networking);
  • Participação em grupos de interesse comum;
  • Troca de conhecimentos e experiências;
  • Participação com descontos em Seminários e Eventos;
  • Participação com descontos em feiras específicas;
  • Aquisição de livros especializados com descontos;
  • Programas de premiação de trabalhos;
  • Serviços de emprego (oferta / procura) e
  • Jornais e revistas especializados, como a PM Network, o PMI Today e o PM Journal.

6. O que acontece após minha associação? Ao tornar associado do PMI, você pode filiar-se a um Chapter, que o colocará em contato com profissionais de sua região que trabalham no campo do Gerenciamento de Programas. O primeiro Chapter do Brasil foi o de São Paulo.

7. O que é programa?
É um grupo de projetos gerenciados em um modo coordenado para se obter benefícios não disponíveis caso os projetos sejam gerenciados individualmente. Os programas contêm atividades complexas que podem abranger funções, organizações, regiões geográficas e diferentes culturas. Um programa deve manter alinhamento contínuo de escopo com os objetivos estratégicos da organização.

8. O que é Gerente de Programa? O Gerente de Programa é responsável pelo gerenciamento coordenado de múltiplos projetos inter-relacionados, direcionados a objetivos estratégicos e outros objetivos organizacionais. Os gerentes de programa são responsáveis ainda por compartilhar os recursos entre os projetos que constituem o programa, visando o benefício do mesmo.
Os Gerentes de Programa desenvolvem credibilidade, estabelecem entendimento e mantém comunicação com partes interessadas em múltiplos níveis, incluindo aqueles externos à organização. Eles definem e iniciam projeto, auxiliando os Gerentes de Projetos a gerenciar custo, cronograma e desempenho, trabalhando de modo a garantir o sucesso do programa.
Um Gerente de Programa deve possuir conhecimento e habilidades necessárias para ser efetivo em ambientes de projeto e de negócios, e tomar decisões de modo a atingir estes objetivos. Além disso, deve ter habilidades avançadas em finanças, lidar com culturas diferentes, liderança, comunicação, influência, negociação e resolução de conflitos.

9. Quais os benefícios da certificação PgMP? Candidatos que receberem esta credencial serão reconhecidos internacionalmente como profissionais com experiência para tomar importantes decisões e traçar objetivos estratégicos para otimizar os resultados dos negócios.

10. Como saber se essa certificação é a certa para mim?
Se você responder "sim" a todas as questões abaixo, é possível que a certificação seja própria para você:
  • Você tem o nível superior completo (bacharelado ou equivalente) e quatro anos de experiência como gerente de projetos? Ou você tem o ensino médio completo e sete anos de experiência como gerente de projetos?
  • Você tem pelo menos 4 anos de experiência como gerente de projetos?
  • Você já gerenciou múltiplos projetos alinhados com os objetivos estratégicos de sua organização?
  • Os programas que você gerenciou tinham atividades complexas que englobavam organizações, regiões geográficas e diferentes culturas?
  • Você cria credibilidade, estabelece confiança e mantém aberta a comunicação com stakeholders de diversos níveis, incluindo os externos à sua organização?
  • Você é responsável por definir e iniciar projetos, por nomear gerentes de projeto para gerenciar custos, cronograma e performance, enquanto garante o sucesso e aceitação do programa?
  • Você mantém o alinhamento contínuo do escopo do programa com os objetivos estratégicos do negócio e faz recomendações para modificar o programa de forma a otimizar a efetividade com relação aos resultados estratégicos?
  • Você determina e coordena o compartilhamento de recursos entre os projetos de forma a beneficiar o programa?
  • Você possui o conhecimento e habilidades para ser efetivo no projeto, no negócio e/ou em ambientes governamentais e tomar decisões que vão de encontro aos objetivos estratégicos?
  • Você tem habilidades avançadas em finanças, liderança, comunicação, negociação e resolução de conflitos?
  • Você está familiarizado com o "A Guide to the Project Management Body of Knowledge" (PMBOK® Guide) e o The Standard for Program Management?

11. O que é PMBoK®? "A Guide to the Project Management Body of Knowledg" (PMBoK® Guide), é um padrão globalmente reconhecido para o Gerenciamento de Projetos nos mercados de hoje. O PMBoK® Guide é aprovado como um Padrão Nacional Americano (ANS) pelo Instituto de Padrões Nacional Americano (ANSI).

12. O que é necessário para obter a certificação PgMP? Para obter essa credencial profissional, o candidato deverá estar elegível, atendendo algumas exigências. A certificação PgMP também pode ser requerida por pessoas formadas com nível superior ou nível médio, como é a certificação PMP, mas as exigências são maiores. Esta certificação tem como objetivo principal reconhecer as qualificações de profissionais que lideram o crescimento coordenado de projetos múltiplos e garantem o sucesso geral do programa.

13. Quem pode se candidatar a certificação PgMP? Os candidatos devem atender aos requisitos educacionais e de experiência separados em duas categorias. A lista com o guia de requisitos na íntegra pode ser acessada no site do PMI.
  • Categoria I (profissionais com nível superior completo):
    São necessárias 4 anos (6.000 horas) de experiência de trabalho em gerenciamento de projetos e 4 anos (6.000 horas) de experiência em gerenciamento de programas, dentro de 15 anos.
  • Categoria II (profissionais com ensino médio completo):
    São necessárias 4 anos (6.000 horas) de experiência de trabalho em gerenciamento de projetos e 7 anos (10.500 horas) de experiência em gerenciamento de programas, dentro de 15 anos.

14. Como posso saber se tenho de fato a quantidade de horas necessárias para me candidatar à certificação PgMP? Este é um exercício biográfico de seus trabalhos com programas nos últimos quinze anos. É indispensável que você se recorde dos projetos e programas em que trabalhou nesse período, para estimar o esforço que teve em cada um.

15. Qual o custo para realização do exame de certificação PgMP?
  • US$ 1.500,00 para membros do PMI
  • US$ 1.800,00 para não-membros

16. É requisito ter a certificação PMP? O Project Management Professional (PMP) de certificação não é requisito para a obtenção da certificação PgMP.

17. Quais as diferenças entre Gerente de Programas e Gerente de Projetos?
Gerente de Programas Gerente de Projetos
  • Sob mínima supervisão, é responsável por gerenciamento coordenado de múltiplos projetos relacionados e operações direcionadas a um objetivo comum

  • Dirige gerentes de projetos ao monitorar custo, cronograma e desempenho técnico de projetos componentes e operações, enquanto trabalha para garantir o sucesso do programa

  • Demonstra conhecimento e experiência suficiente para tomar decisões que avançam os objetivos estratégicos e faz recomendações para modificar programa de modo a atingir esses objetivos de modo mais eficiente

  • Responsável, geralmente sob supervisão, por todos os aspectos do projeto, durante toda a duração do projeto

  • Lidera e dirige equipes multifuncionais de modo a entregar projetos dentro das restrições de cronograma, orçamento e recursos

  • Demonstra conhecimento e experiência para aplicar uma metodologia a projetos que possuem requisitos e entregas razoavelmente bem definidas


18. Como obter a Certificação PgMP? Primeiramente é necessário preencher o formulário de inscrição fornecendo seus dados pessoais, sua formação educacional (Formação acadêmica e em Gerência de Projetos) e sua experiência profissional. O formulário deve ser preenchido online no site do PMI.

19. Como se dá a avaliação para a certificação PgMP?
Os candidatos vão ser avaliados através de uma variedade de métodos:

a) Competence Evaluations 1
A avaliação inicial ocorrerá durante o processo de inscrição. Antes de o candidato se tornar elegível a prosseguir com a certificação, ele será amplamente avaliado por um quadro de Gerentes de Programas quanto à sua experiência profissional.

b ) Competence Evaluation 2
O próximo passo na avaliação ocorrerá com um exame de múltipla escolha no qual o candidato será solicitado a demonstrar sua habilidade em aplicar o seu conhecimento em questões baseadas em cenários situacionais.

c) Multi-rater Assesment (MRA)
No último passo, você passa por uma avaliação denominada 360°, onde uma equipe de avaliadores irá verificar as suas habilidades em tarefas pertinentes ao gerenciamento de programas. Você preencherá uma auto-avaliação e deverá indicar 12 pessoas como referência para que eles o avaliem.

20. Como funciona o processo de inscrição?
a. Você envia o formulário de inscrição online;
b. O PMI aceita a sua inscrição, enviando um email para você, o que leva normalmente uma semana ou menos, autorizando você a efetuar o pagamento com seu cartão de crédito;
c.Você efetua o pagamento online com o cartão de crédito;
d.O PMI envia um email com um código de Elegibilidade, autorizando você a agendar o exame online de acordo no site da Prometric;
e. Você agenda a data e hora de seu exame (manhã ou tarde, de 2ª a 6ª feira normalmente), usando o seu código e
f. Por último, você recebe a confirmação por e-mail do centro Prometric do agendamento de seu exame.

21. O que é elegibilidade? É um código encaminhado via e-mail pelo PMI, esse código lhe concede o direito de marcar a data de seu exame.

22. Como é o exame de certificação?
O exame PgMP é composto por 170 questões de múltipla escolha. Dessas 170 questões, 20 são retiradas do exame como "pré-teste". Essas questões não são pontuadas e servem como base para evolução do próprio exame.

23. Qual a duração do exame?
A duração do exame é de 4 horas.

24. O exame é em inglês?
Sim, atualmente o exame está disponível somente na língua inglesa.

25. O profissional que não passar no exame poderá refazer o teste?
Os profissionais que não passarem no exame de múltipla escolha poderão refazer o exame até duas vezes dentro do período de um ano de elegibilidade enviando um formulário de re-exame e pagando a taxa correspondente (US$500,00 para membros e US$600,00 para não membros). Após a terceira tentativa sem sucesso o candidato precisa aguardar um ano a partir do último exame antes de tentar novamente.

26. Como manter a certificação?
Os profissionais certificados PgMP devem acumular um mínimo de 60 Professional Development Units (PDUs) durante cada ciclo de Continuidade da Certificação. Este ciclo tem 3 anos de duração e começa em 1º de janeiro do ano em que se obteve a certificação inicial. Os profissionais devem também estar em concordância com o Código de Ética e Conduta Profissional do PMI (PMI Code of Ethics and Professional Conduct) para manter a certificação.

27. O que é PDU?
Professional Development Units (PDU) é a unidade de medida utilizada para quantificar atividades aprovadas de serviço profissional e aprendizagem. Essas atividades devem estar relacionadas a tópicos de Gerenciamento de Programas substancialmente consistentes com as áreas de conhecimento e os processos descritos no Guia do Project Management Body of Knowledge (PMBOK® Guide) e envolver recursos especializados apropriados. Normalmente, uma Unidade de Desenvolvimento Profissional (PDU) é obtida para cada hora gasta em uma atividade ou experiência de aprendizagem estruturada e planejada. Esta atividade ou um grupo de atividades relacionadas deve ter um mínimo de uma hora completa para ser aceito, podendo ser reportadas frações de 0,25 PDU a partir da primeira hora completa informada. São permitidos dez minutos de intervalo para cada hora em programas que excedam uma hora de duração. Exceções: Números específicos de PDUs também podem ser ganhos por serviços profissionais e por atividades de ensino especificadas.

28. Como devem ser reportadas as atividades dos requisitos de continuidade da certificação?
Os PgMP são responsáveis por reportar suas atividades conforme elas ocorram. O meio mais fácil para isso é pelo site do PMI, em formulário online específico. O PgMP pode também enviar via fax ou email. Deve-se fazer cópias do Professional Development Activities Reporting Form (que pode ser obtido no site do PMI), entrar com as informações requeridas e enviar por fax ou e-mail o formulário preenchido (apenas o formulário) para PMI/CCR Records Office na Universidade de Oklahoma. As transcrições das atividades serão enviadas para os PgMPs anualmente, porém estes também podem visualizar suas transcrições online no site do PMI.

29. Existem treinamentos que podem me ajudar a ser aprovado na certificação PgMP?
Sim, existem cursos voltados para a prática do dia-a-dia de um gerente de programas (Curso de Gestão de Projetos) e outros voltados para auxiliar o candidato a obter os conhecimentos necessários para a certificação PgMP (Curso Certificação PgMP - Gerenciamento de Programa). Cursos feitos em um centro R.E.P. valem PDUs para os participantes.

30. O que é R.E.P.?
Para ser R.E.P. (Registered Education Provider) do PMI a empresa de treinamento submete ao PMI Global seus cursos de Gerenciamento de Projetos, metodologia de ensino, material didático, currículo de professores e coordenador acadêmico, dentre outros requisitos necessários. Este material passa por uma análise criteriosa de padrões de qualidade. Uma vez atestada, a empresa pode usar uma logomarca específica que indica ao mercado consumidor que a empresa segue os padrões de qualidade do PMI e seus cursos garantem PDUs para o profissional já certificado pelo PMP. Um exemplo de REP é a Tecnoponta Treinamentos que atua em São Paulo/SP e Santos/SP e é certificada, garantindo a qualidade e excelência dos seus treinamentos de Gerenciamento de Projetos.

Links úteis:

Tecnoponta PMI Provider - R.E.P.
Tecnoponta Treinamentos
PMI
Chapter São Paulo

Clique abaixo para conhecer Cursos Preparatórios:
Preparatório Certificação PgMP