São Paulo Santos

Certificações

Certificações Microsoft

Certificações de Rede Microsoft


Uma vez certificado pela Microsoft, você mostra ao mercado a sua capacitação para trabalhar com os produtos e as tecnologias Microsoft. A indústria de TI, seu empregador, clientes e colegas reconhecerão sua credencial como símbolo de suas capacitações e do conhecimento adquirido por você. O programa de certificações da Microsoft é um dos mais reconhecidos no mundo inteiro, por ser o método mais rápido e seguro de se obter acesso aos novos conhecimentos, além de atualizar-se sobre novos produtos e tecnologias Microsoft.

1. MCP ou MCTS? O antigo MCP (Microsoft Certified Professional) foi reformulado e agora é denomina-se MCTS (Microsoft Certified Technology Specialist). Além do nome, o conceito também mudou, para melhor, pois as novas certificações exigem conhecimentos mais direcionados. Ex.: Especialista em Active Directory, Especialista em Infraestrutura e Especialista em Servidores.
Essas três especialidades tão procuradas no mercado, compõem a primeira grande credencial: MCTIP Server Administrator (extra-oficialmente, equivale ao antigo MCSA).

2. Qual provas equivalem ao antigo MCSA? Assim como no antigo MCSA, o MCTIP Server Administrator não corresponde a uma única certificação, e sim a um conjunto de certificações, que quando conquistadas indicam que o profissional possui credenciais em três especialidades:
  • MCTS: Windows Server 2008 Active Directory Configuration (Exam 70-640)
  • MCTS: Windows Server 2008 Network Infrastructure Configuration (Exam 70-642)
  • Windows Server 2008, Server Administrator (Exam 70-646)

3. Após a conquista do MCTIP Server Administrator, qual o próximo passo? Depois que o profissional passa pela etapa mais difícil, acaba ganhando confiança e uma certa "sede" de certificações (na verdade, uma sede de informações), pois o objetivo das certificações é forçar o profissional a compreender que existem tecnologias disponíveis para facilitar o dia-a-dia da administração de grandes redes corpotarivas.
Nessa linha, o próximo passo é obter a segunda grande credencial internacional: MCTIP Enterprise Administrator

4. Quais especialidades preciso acrescentar para conquistar o MCTIP Enterprise Administrator? Duas geralmente já conquistadas, em função do MCTIP Server Administrator:
  • MCTS: Windows Server 2008 Active Directory Configuration (Exam 70-640)
  • MCTS: Windows Server 2008 Network Infrastructure
Mais três:
  • MCTS: Windows Server 2008 Applications Infrastructure Configuration (Exam 70-643)
  • MCTS: Business Desktop Deployment (Exam 70-624)
  • MCTS: Windows Server 2008, Enterprise Administrator (Exam 70-647)

5. Obter esta certificação me ajuda profissionalmente? Sim, pois ela mostra para o mercado de trabalho que você é um líder técnico com o conhecimento necessário para implementar, com êxito, as soluções de negócios Microsoft para sua organização ou cliente.

6. Como é o exame de certificação? A prova é eletrônica, o candidato a realiza em frente ao computador em um centro autorizado da Prometric. As questões podem ser:
  • Múltipla escolha - Com uma única resposta, ou pode haver mais de uma resposta correta, o candidato deve ficar atento com este tipo de questão, pois se errar uma das alternativas a questão estará errada por inteiro
  • Perguntas baseadas em telas e gráficos
  • Criação ou reordenação de uma lista
  • Criação de uma árvore de opções
  • Perguntas simulando determinada tarefa em ambiente do Windows, sendo necessária a execução de comandos para solucionar o problema

Existem questões genéricas de cada tipo, uma boa dica é baixar o simulado no site da Microsoft e se familiarizar com cada tipo de questão, pois o tempo de prova é pré-determinado, ao decorrer do exame é permitido que você marque alguma questão que esteja em dúvida para revisá-la ao final.

7. Como se dividem as áreas de conhecimento no exame?
  • Configurar o DNS (Domain Name System) para o Active Directory - 16%
  • Configurar servidor papéis adicionais do Active Directory - 9%
  • Criar e manter objetos do Active Directory - 24%
  • Manter o ambiente do Active Directory - 13%
  • Configuração do Active Directory Certificate Services - 13%

8. Qual o objetivo da certificação Windows Server 2008 Active Directory? Esta certificação tem por objetivo medir a sua capacidade de realizar as tarefas técnicas de cada uma das áreas de conhecimento abordadas no exame.

9. Como realizar o exame? A Thompson Prometric é a empresa credenciada para realização dos exames de certificação Microsoft. A Prometric mantém contato com outras empresas, denominadas centros de teste, os quais podem aplicar o exame, como é o caso da Tecnoponta Treinamentos.

10. Qual o valor do exame?
O valor do exame é US$80,00 e não inclui impostos aplicáveis, Vouchers, promoções ou descontos dos quais o candidato pode ter adesão.

11. O que é Voucher? O Voucher funciona como um passaporte, nada mais é que um documento emitido após o pagamento do exame, com o qual você pode ir a qualquer centro autorizado da Prometric e marcar sua prova de certificação.

12. Qual a duração do exame? A duração do exame pode variar de acordo com o tópico e o idioma, sendo realizado em um tempo médio de 2 horas.

13. O exame é somente em inglês? Não, ele está disponível em outras línguas além do inglês, como chinês, francês, japonês, coreano, russo, espanhol e português.

14. Quantas questões o exame tem?
O exame tem de 45 a 49 questões.

15. Quando fico sabendo o resultado do exame? Ao final do exame o candidato já sabe a sua pontuação e se foi aprovado.

16. Afinal, qual o ponto de partida recomendado?
Um MCTS que por si só já possui um grande apelo de mercado, é o MCTS: Active Directory Configuration (exam 70-640).

17. Sou obrigado a fazer algum curso para prestar o exame? Não, não é obrigatória a conclusão de determinado(s) curso(s), entretanto a proposta dos cursos existentes é proporcionar, tanto a profissionais experientes quanto a profissionais que desejam ingressar na área, informação e prática baseada no mundo real, somado aos recursos que o produto oferece, mas que geralmente são sub-utilizados, ou utilizados de forma inapropriada.
O foco das provas geralmente é esse: separar profissionais que simplismente tenham prática, de profissionais realmente especialistas e com embasamento.E sim, existem treinamentos preparatórios específicos, de acordo com o exame, o melhor caminho para tornar-se um profissional certificado pela Microsoft é optar por um curso preparatório. A Tecnoponta Treinamentos oferece o Curso Windows Server 2008 Active Directory Avançado - Preparatório para exame 70-640.

18. Quais os cursos recomendados para alcançar o nível necessário de preparação para o exame 70-640?

Para profissionais iniciantes na área, ou mesmo que já tenham trabalhado com administração, mas se sentem inseguros, os cursos recomendados são:
  • Windows Server 2008 - Administrador de Redes
  • Windows Server 2008 - Active Directory Avançado

Para profissionais muito experientes que dominem todos os conceitos abordados no Curso Administrador de Redes (Usuários, Grupos, ACLs, GPOs, Segurança, etc), pode ser feito diretamente o curso preparatório:
  • Windows Server 2008 - Acitve Directory Avançado

19. Essas certificações são válidas internacionalmente? Apesar da possibilidade de realização dos exames em território nacional, o certificado vem diretamente do E.U.A. e não há nenhuma especificação quanto a língua de realização da prova, sendo reconhecido internacionalmente sim.

Links úteis:
Tecnoponta Treinamentos
MCTS: Windows Server

Microsoft - Exam 70-640


Clique abaixo para conhecer Cursos Preparatórios:
Curso Windows Server - Active Directory Avançado (prep.MCTS 70-640)
Curso Windows Server 2012 - Administrador de Redes